Parágrafo sobre "A Filosofia da Caixa Preta".

O filósofo adverte que, para quebrar o feitiço que nos distancia de nosso senso de realidade, é necessário empregar uma perspectiva crítica: É graças à crítica que esperamos transcender o totalitarismo da máquina da máquina. Não negando a automação da máquina, mas confrontando-a, podemos esperar recuperar o controle da máquina.

Vivemos precisamente o momento em que as tecnologias de comunicação permitem ao homem aceder à informação, debater ideias e divulgar os seus pontos de vista à escala global, largamente codificados em imagens.

Em artigo anterior, "Além da Imagem", Flusser discutiu o futuro da fotografia e a necessidade de uma nova filosofia para entender seus efeitos. Ele acredita que a crescente importância da fotografia na cultura contemporânea exige o desenvolvimento de uma nova forma de pensar. Black Box Philosophy é um trabalho importante para a compreensão das implicações filosóficas da fotografia e sua relação com a cultura contemporânea. Vilém Flusser vê a fotografia como uma forma de comunicação que mudou profundamente a forma como o ser humano se relaciona com o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas